Ipatinga, 24 de novembro de 2024

Notícias

Reunião do COPADI (Conselho Diocesano de Pastoral) é realizada em João Monlevade de forma ampliada


No último sábado, 23 de novembro, foi realizado das 8h30 às 15h, no Arpas em João Monlevade (MG), mais uma reunião do COPADI (Conselho Diocesano de Pastoral). Após a oração inicial e leitura da palavra, foram apresentados os novos coordenadores de algumas pastorais, e em seguida o Padre José Geraldo de Melo, Coordenador Diocesano de Pastoral, assinalou os pontos importantes da reunião, sendo que o assunto central foi  a Assembleia Diocesana que será realizada em março do próximo ano.


Além dos temas discutidos, foram rememorados e avaliados alguns dos principais acontecimentos realizados na Diocese, com destaque para a 4º Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, realizada em Itabira no dia 1º de junho de 2019; a Campanha da Fraternidade sobre Políticas Públicas juntamente com o Grito dos Excluídos; o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e a Semana Missionária que antecedeu o evento, e também o Mês Missionário Extraordinário, promovido em outubro e bem conceituado por todos os presentes, principalmente pela presença do Pe. José Antônio, Vigário Geral da Prelazia de Marajó (PA).


De posse da palavra, o Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, pontuou sobre a necessidade de realizar o estudo do Livro da CNBB – Documento 109, sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023. O bispo alertou ainda que devemos deixar claro quais são as prioridades em nossa caminhada, focando no cunho eclesial e pastoral, de modo a pensar na Igreja como um todo, não só priorizando algumas pastorais, movimentos e serviços. Nesse sentido, Padre José Geraldo de Melo acrescentou reflexões sobre o Documento 109 da CNBB.


Após o intervalo de almoço, a reunião seguiu com esclarecimentos sobre a participação dos representantes das paróquias, pastorais, serviços e movimentos na Assembleia Diocesana. Apresentou-se também os desafios na articulação do Calendário Diocesano 2020 e foram sugeridas novas propostas para a realização e planejamento no desenvolvimento do calendário de 2021.


Para o ano que vem, Edna Aparecida de Oliveira e Ana Maria de Sena, secretarias do Regional III e II, apresentaram o projeto da Escola Diocesana de Fé e Política, que será realizado em 4 módulos. Mattheus Leão, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, explanou sobre o projeto do Espaço de Formação de Juventudes John Charles Moraes, que tem como objetivo oferecer formação ao jovem sobre diversos assuntos. Acerca deste, foi pontuado que o projeto passará pela viabilização para ser realizado em nossa Diocese.


Após as apresentações, debates e encaminhamentos, foi realizado o agradecimento e oração final.



Livros Indicados