No último sábado, 23 de novembro, foi realizado das 8h30 às 15h, no Arpas em João Monlevade (MG), mais uma reunião do COPADI (Conselho Diocesano de Pastoral). Após a oração inicial e leitura da palavra, foram apresentados os novos coordenadores de algumas pastorais, e em seguida o Padre José Geraldo de Melo, Coordenador Diocesano de Pastoral, assinalou os pontos importantes da reunião, sendo que o assunto central foi a Assembleia Diocesana que será realizada em março do próximo ano.
Além dos temas discutidos, foram rememorados e avaliados alguns dos principais acontecimentos realizados na Diocese, com destaque para a 4º Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, realizada em Itabira no dia 1º de junho de 2019; a Campanha da Fraternidade sobre Políticas Públicas juntamente com o Grito dos Excluídos; o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e a Semana Missionária que antecedeu o evento, e também o Mês Missionário Extraordinário, promovido em outubro e bem conceituado por todos os presentes, principalmente pela presença do Pe. José Antônio, Vigário Geral da Prelazia de Marajó (PA).
De posse da palavra, o Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, pontuou sobre a necessidade de realizar o estudo do Livro da CNBB – Documento 109, sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023. O bispo alertou ainda que devemos deixar claro quais são as prioridades em nossa caminhada, focando no cunho eclesial e pastoral, de modo a pensar na Igreja como um todo, não só priorizando algumas pastorais, movimentos e serviços. Nesse sentido, Padre José Geraldo de Melo acrescentou reflexões sobre o Documento 109 da CNBB.
Após o intervalo de almoço, a reunião seguiu com esclarecimentos sobre a participação dos representantes das paróquias, pastorais, serviços e movimentos na Assembleia Diocesana. Apresentou-se também os desafios na articulação do Calendário Diocesano 2020 e foram sugeridas novas propostas para a realização e planejamento no desenvolvimento do calendário de 2021.
Para o ano que vem, Edna Aparecida de Oliveira e Ana Maria de Sena, secretarias do Regional III e II, apresentaram o projeto da Escola Diocesana de Fé e Política, que será realizado em 4 módulos. Mattheus Leão, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, explanou sobre o projeto do Espaço de Formação de Juventudes John Charles Moraes, que tem como objetivo oferecer formação ao jovem sobre diversos assuntos. Acerca deste, foi pontuado que o projeto passará pela viabilização para ser realizado em nossa Diocese.
Após as apresentações, debates e encaminhamentos, foi realizado o agradecimento e oração final.