No final do Angelus do domingo, 10 de dezembro, o Papa Francisco anunciou a primeira edição, nos dias 25 e 26 de maio de 2024, da iniciativa promovida pelo Dicastério para a Cultura e a Educação: a primeira Jornada Mundial das Crianças, em Roma. “Como Jesus, queremos colocar as crianças no centro”, disse o Santo Padre no anúncio. A iniciativa responde à pergunta: que tipo de mundo queremos transmitir às crianças que estão crescendo? Como Jesus, queremos colocar as crianças no centro e cuidar delas.
Promoção do Dicastério para a Cultura e a Educação
O evento, que contará com a presença de milhares de meninos e meninas de todo o mundo em Roma, é promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, que já havia oferecido seu apoio ao evento de 6 de novembro, “Aprendamos com as crianças”, no qual o Papa esteve rodeado por 7.500 crianças dos cinco continentes na Sala Paulo VI. Um grande encontro com música e testemunhos que foi um prelúdio para o que será a JMC do próximo ano em Roma.
A proposta do pequeno Alessandro
A ideia de uma Jornada inteiramente dedicada aos mais pequeninos havia sido proposta ao Papa em julho por uma criança, Alessandro, de 9 anos, por ocasião do Popecast, o segundo podcast feito pela mídia vaticana com Francisco em vista da JMJ de Lisboa. “Gostei muito!”, respondeu o Papa ao ouvir a mensagem de voz. “Podemos fazer com que seja organizado pelos avós. Uma boa ideia. Vou pensar sobre isso e ver como fazer”.
CNBB
Imagem capa: Pixabay