A audiência foi realizada na Sala Regia, no Vaticano, na presença de inúmeros funcionários, entre os quais os jornalistas brasileiros e lusófonos que compõem a redação em língua portuguesa do Vatican News.
O Pontífice preferiu entregar o discurso já preparado e improvisar algumas palavras sobre o tema da comunicação:
“Comunica-se com a alma e com o corpo, comunica-se com a mente, com o coração, com as mãos; comunica-se com tudo. O verdadeiro comunicador se entrega, não se poupa. È verdade que a comunicação maior é o Amor, quando no amor se vê que há a plenitude da comunicação: amor a Deus e nosso.”
Todavia, advertiu o Papa, comunicar não é fazer propaganda. “Gostaria que a nossa comunicação fosse cristã”, afirmou, e não feita de proselitismo, como dizia claramente Bento XVI. Atração significa testemunho
Outra advertência feita por Francisco foi quanto à resignação.
“O ar de mundanidade não é algo novo do século XXI: não. Sempre foi um perigo, sempre houve a tentação, sempre foi um inimigo: a mundanidade. (…) Esta é a segunda coisa que gostaria de dizer: não ter medo; somos poucos? Sim, mas com a vontade de ‘missionar’, de mostrar aos outros quem somos. (…) E comunicare é isto: comunicar esta riqueza grande que nós temos.”
O terceiro ponto levantado pelo Pontífice foi o uso de adjetivos e advérbios, em detrimento do substantivo – costume ao qual o Papa disse sentir “alergia”.
“O comunicador deve fazer entender o peso da realidade dos substantivos que refletem a realidade das pessoas. E esta é uma missão do comunicar: comunicar com a realidade, sem edulcorar com os adjetivos e os advérbios. ‘Isto é algo cristão: para que dizer autenticamente cristão? É cristão! Só o uso do substantivo “cristão”, “sou de Cristo”, é forte: é um adjetivo substantivado sim, mas é um substantivo. Passar da cultura do adjetivo à teologia do substantivo. E vocês devem comunicar assim.”
“A beleza não necessita da arte rococó”, finalizou o Papa, pedindo que os jornalistas comuniquem com alegria o Evangelho.
Fonte: Vatican News