A diocese de Rio do Sul (SC) comunica o falecimento de seu bispo emérito, dom José Jovêncio Balestieri, aos 83 anos de idade. Após um longo período de luta por sua saúde, dom José partiu para a Casa do Pai neste domingo, 2 de abril, no hospital Santa Catarina, em Blumenau (SC). O sepultamento acontecerá na Catedral São João Batista, após a Santa Missa de corpo presente, nesta segunda-feira, às 10h.
Dom José nasceu em Massaranduba (SC) no dia 18 de maio 1939. Foi batizado no dia 10 de junho de 1939, na sua comunidade natal, onde também recebeu o Sacramento da Crisma em 24 de novembro de 1941. Recebeu a Primeira Eucaristia na Paróquia Bom Jesus.
Entrou no seminário em 3 de fevereiro de 1951, no colégio São Paulo, de Ascurra (SC). Professou os seus votos perpétuos na congregação Salesianos de Dom Bosco, em Taquari (RS), na data de 31 de janeiro 1965.
Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1967, na igreja do colégio São Paulo, em Ascurra (SC) e presbítero no dia 29 de junho de 1968, em São Paulo (SP), na igreja Sagrado Coração de Jesus. Escolheu como lema sacerdotal: “Senhor, ajuda-me a dizer sim”.
Foi eleito bispo para a diocese de Humaitá (AM) e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de maio de 1991, em Guaramirim (SC), sob o lema episcopal “Eis-me aqui! Eu vou!” (Is 6,8). Em 29 de julho 1998 se tornou bispo coadjutor da diocese de Rio do Sul (SC), tomando posse como segundo bispo Diocesano em 30 de agosto de 2000. Em 19 de março de 2008 renunciou por motivo de doença, tornando-se bispo emérito.
Nota de Pesar pelo falecimento de Dom José Jovêncio Balestieri
Estimado irmão, Dom Onécimo Alberton,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à diocese de Rio do Sul e aos Salesianos de Dom Bosco por ocasião do falecimento de Dom José Jovêncio Balestieri, bispo emérito daquela estimada Igreja Particular e membro desta congregação religiosa, neste domingo, 2 de abril.
Dom José Jovêncio era um pastor reconhecido por seu cuidado em traduzir de forma mais didática e popular os documentos da Igreja. Foi diácono, padre, professor, diretor, ecônomo, mestre de noviços, inspetor salesiano e Bispo. Era reconhecido também como um grande exemplo de humildade, simplicidade, missionariedade e amor.
Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares, e dê ao nosso irmão o descanso eterno.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB
Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-Geral da CNBB
CNBB