Na próxima semana, de 20 a 21 de junho, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrará na sede da instituição, em Brasília (DF), com a sua nova formação para o quadriênio 2023-2027, após eleição da presidência da CNBB, dos presidentes das Comissões Episcopais permanentes e dos presidentes de seus 19 regionais.
Abaixo da Assembleia Geral da entidade, conforme prevê o artigo 31 de seu estatuto, o Conselho Permanente é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão diretivo, eletivo e deliberativo.
Na pauta, estão previstos momentos de reflexão pelos prelados da análise de conjuntura social, a avaliação da 60ª Assembleia Geral – realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP) -, calendário 2023/2024, Estatuto, regimento e estatuto civil da CNBB, informes jurídicos, Campanha para a Evangelização, Campanha da Fraternidade 2024, Fundo Nacional de Solidariedade e encaminhamentos sobre a Comissão especial para a mineração e ecologia integral, entre outros.
Ao longo da reunião, os prelados também votarão nos nomes dos bispos indicados para compor as Comissões Episcopais Pastorais permanentes e especiais da instituição. Os novos assessores e assessoras das comissões também serão apresentados para aprovação do Conselho Permanente da CNBB.
CNBB