A Igreja na Austrália promove um encontro para os homens católicos do país. “No contexto da redescoberta da vocação universal à santidade, os bispos querem que os homens sigam sua vocação como maridos, pais, filhos e irmãos, para o bem não só da Igreja, mas também da sociedade em geral”. Dom Fisher exorta todos os leigos católicos a participar do encontro virtual, de modo que cada um possa se sentir “inspirado a ocupar seu lugar na Igreja e no mundo”
Vatican News
Chama-se “Encontro Nacional Católico de Homens” e é uma iniciativa dos bispos da Austrália para promover e apoiar o papel dos homens leigos na família, no trabalho, na paróquia e na comunidade.
Com esse objetivo, a Arquidiocese de Sydney pensou a realização de um encontro sobre o tema, que terá lugar no dia 15 de agosto ao vivo streaming na web.
Cada um possa ocupar seu lugar na Igreja e no mundo
O evento, pensado apenas online por causa das restrições em vigor contra o coronavírus, intitula-se “Sentiram traspassar o coração e disseram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘O que devemos fazer, irmãos?’”, tema inspirado por uma passagem do Livro dos Atos dos Apóstolos (2,37).
No programa, serão transmitidos quatro vídeos informativos, seguidos de um debate e de um momento de oração. Por sua vez, o arcebispo de Sydney, dom Anthony Fisher, exortou todos os leigos católicos a participar do encontro virtual, de modo que cada um possa se sentir “inspirado a ocupar seu lugar na Igreja e no mundo”.
Redescoberta da vocação universal à santidade
“No contexto da redescoberta da vocação universal à santidade, os bispos australianos querem que os homens sigam sua vocação como maridos, pais, filhos e irmãos, para o bem não só da Igreja, mas também da sociedade em geral”, lê-se no site da Arquidiocese de Sydney.
De fato, atualmente o mundo masculino parece perdido, por causa de “uma crise existencial que requer o apoio da fé católica”.
Esperança de que encontro de 2001 se realize em presença
Mais ainda: as “consequências nocivas e muitas vezes fatais do isolamento em que alguns homens vivem têm um forte impacto sobre famílias inteiras e todo o tecido social”.
Daí, o convite da Igreja australiana para aderir à iniciativa. A perspectiva é que em 2021, no mês de abril, se possa realizar um novo encontro, desta vez de modo presencial.
Vatican News Service – IP/RL