Entre os dias 10 e 17 de novembro, a Igreja realiza a Jornada Mundial dos Pobres, uma iniciativa convocada pelo Papa Francisco para mobilizar pessoas e comunidades em torno da questão da pobreza no mundo.
Na quinta-feira (07/11), um ato na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, reuniu lideranças de movimentos populares e pastorais sociais na roda de conversa com o tema “Desafios e alternativas das Pastorais Sociais e movimentos populares na superação das desigualdades”.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a ação sociotransformadora, Dom Francisco Cota, falou sobre as motivações da 3ª Jornada Mundial dos Pobres.
Durante o evento, que reuniu cerca de 70 lideranças, o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Fernando Zamban, destacou que a Jornada Mundial dos Pobres é um convite ao exercício da solidariedade transformadora.
O Papa Francisco escolheu como tema para esta 3ª Jornada Mundial dos Pobres a inspiração bíblica do salmo nove: “A esperança dos pobres jamais se frustrará”.
Ao final do ato que marcou o início da Jornada Mundial dos Pobres, árvores do cerrado foram plantadas no jardim da Sede da CNBB, como símbolos de esperança e resistência. O material de mobilização para a Jornada Mundial dos Pobres está disponível no site da Cáritas Brasileira.
Fonte: Vatican News