Notícias

Missão Continental: fazer das paróquias comunidades que vivem juntas como famílias, partilhando seus dons

1 0 818854Amigo ouvinte, o quadro "O Brasil na Missão Continental" continua trazendo a experiência deste projeto de animação missionária oriundo de Aparecida na realidade concreta de nossas Igrejas particulares espalhadas pelo Brasil. Nestes dias temos trazido a Missão Continental na realidade eclesial da Diocese de Irece – BA, cujo bispo, Dom Tommaso Cascianelli, CP, tem enriquecido este nosso espaço com sua preciosa contribuição.

Na edição passada o bispo desta Igreja particular situada na Chapada Diamantina nos disse, entre outras coisas, que uma das prioridades em sua diocese é a formação inicial e a formação permanente dos leigos, apontando, para tal, o redespertar da catequese.

Na edição de hoje Dom Tommaso continua suas considerações pertinentes à formação dos fiéis leigos afirmando, no que tange à formação permanente, incentivar sempre os párocos a fazerem uso da homilia nem tanto teológica, mas prática, de fácil compreensão, uma homilia catequética que entre na mente e no coração dos fiéis.

Considerando tratar-se de realidades eclesiais predominantemente do interior e que cada paróquia tem em média 50 comunidades rurais, Dom Tommaso ressalta que os destinatários de tais homilias são, em grande parte, fiéis muito simples. Daí, "a necessidade de falar a língua do povo, como o Papa hoje nos incentiva", destaca, e a necessidade também de os padres viverem a realidade do nosso povo, vivendo a pobreza, dando assim testemunho, e fazendo com que as paróquias sejam comunidades que vivem juntas como verdadeiras famílias.


Fonte: Rádio Vaticano