Notícias

Papa recorda drama em Gaza e no Iraque e reza pela paz

papa gaza-e-iraque pazPapa Francisco voltou a recordar neste domingo, 10, o drama vivido atualmente no Iraque e na Faixa de Gaza. Após rezar a oração mariana do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro, o Papa pediu paz.

Francisco falou da situação que se vive no Iraque: milhares de pessoas, muitas delas cristãs, expulsas de suas casas de forma brutal; crianças mortas de sede e de fome durante a fuga, mulheres sequestradas, violência de todo tipo, destruição por toda parte.

“Tudo isso ofende gravemente Deus e a humanidade. Não se leva ódio em nome de Deus! Não se faz guerra em nome de Deus! Nós todos, pensando nessa situação, nesse povo, façamos silêncio agora e rezemos”, disse o Papa, sendo acompanhado pelos fiéis em um momento de oração.

O Pontífice agradeceu todos que estão prestando socorro às pessoas afetadas e disse estar confiante de que uma eficaz solução política em nível internacional e local possa parar estes crimes. Como forma de expressar sua proximidade às vítimas, na sexta-feira, 8, ele nomeou um enviado pessoal para o Iraque, o Cardeal Fernando Filoni, que deixa Roma nesta segunda-feira, 11.

O Santo Padre não deixou de mencionar a situação na Faixa Gaza. Após uma trégua de três dias, a guerra foi retomada. Segundo o Papa, a guerra faz vítimas inocentes e só piora o conflito entre israelenses e palestinos. “Rezemos juntos ao Deus da paz, por intercessão da Virgem Maria: dai a paz, Senhor, aos nossos dias e nos torne artífices de justiça e de paz. Maria, Rainha da Paz, rogai por nós”.

Finalizado seus apelos, o Papa rezou também pelas vítimas do vírus ebola e por todos os que estão trabalhando para acabar com as infecções. Ele pediu orações pela viagem que fará a Coreia do Sul nesta semana, de 13 a 18 de agosto. “Por favor, acompanhem-me com a oração!”

 

Fonte: Canção Nova