Notícias

Semana Nacional da Família tem início neste domingo, 10 de agosto

Criada há 22 anos, a Semana Nacional da Família é um evento anual e integra o calendário da Igreja no Brasil. Com o passar dos anos, a atividade ganhou repercussão nacional e, hoje, tem contribuído para fomentar importantes discussões na vida em sociedade. Este ano, o evento ocorre de 10 a 16 de agosto e busca refletir o tema "A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo". Neste domingo, dioceses, paróquias e comunidades do Brasil iniciam as celebrações da Semana Nacional da Família.

Para o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, o tema proposto para este ano quer ajudar as famílias na vivência da espiritualidade. De acordo com o bispo, "são gestos de espiritualidade que podem fazer a grande diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos filhos na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça de Deus".

Diálogo com a sociedade

O assessor nacional da Comissão Vida e Família, padre Rafael Fornasier, explica que a Semana Nacional da Família é uma iniciativa da Igreja Católica, mas vem abordando temas de interesse tanto da sociedade civil como de outras religiões e confissões cristãs. Para ele, "cabe às Igrejas particulares suscitarem parcerias tanto a nível sócio-cultural, como, por exemplo, uma sessão solene nas assembleias legislativas ou nas câmaras municipais, quanto ecumênico e inter-religioso, como, por exemplo, celebrações comuns".

Ainda, de acordo com o assessor, essas iniciativas buscam suscitar e aprofundar o interesse da sociedade pela promoção e valorização da família, além de "apoiá-la publicamente e com ela contar para o futuro do país e das diversas instituições civis e religiosas". Para animar a Semana, a Comissão Nacional elabora o subsídio "Hora da Família", que começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil, em 1994, e passou a ser publicado anualmente, estando em sua 18ª edição.

Materiais de divulgação

No site nacional da Pastoral Familiar estão disponíveis diversos materiais de apoio para divulgação e vivência da Semana Nacional da Família, acesse: http://www.cnpf.org.br/downloads

 

Fonte: Zenit