Notícias

Mais de 1.500 jovens peregrinaram a Porciúncula para a Festa do Perdão

a1Desde 1980, e com o sonho de percorrer novamente a última viagem que realizou de maneira ininterrupta a Marcha Franciscana. O que começou com uma centena de participantes com alguns jovens da Toscana, hoje reúne a milhares procedentes de vários rincões da Itália e do mundo.

Como ocorreu neste final de semana com a 34ª Marcha Franciscana, que reuniu neste ano a mais de 1.500 jovens, e culminou no marco de uma das celebrações mais importantes para a Família Franciscana: A Festa do Perdão de Assis. Acontecimento que se vive anualmente no dia 02 de agosto, na solenidade de Nossa Senhora dos Anjos.

"Quero enviar a todos ao paraíso e lhes anunciou a indulgência que tenho a todos os que vieram hoje e vem todos os anos com um coração bom e contrito para que obtenham a indulgência por todos seus pecados", ressoaram estas palavras de São Francisco em presença de seu sucessor, o Padre Michael Perry, que com imensa alegria acolheu aos milhares de jovens peregrinos que chegaram a Praça de Santa Maria dos Anjos de Assis, para viver a Festa do Perdão no último final de semana.

Todos estavam ali para alcançar uma meta, aquela que tem cada peregrinação, mas que nesta ocasião se tratava da Porciúncula, a pequena capela onde São Francisco de Assis fundou a Ordem dos Frades Menores confiando-a a maternal proteção da Virgem Mãe de Deus. Os milhares de jovens, assim como outros milhares de peregrinos, se encontravam ali para receber um grande prêmio do céu: A Indulgência Plenária; aquela que alcançaram após um longo caminho, e um 

a2

presente que hoje atesouram em seu coração.

"Os rostos radiantes e comovidos mostram a preciosidade desse caminho percorrido com o Senhor. Todas as fadigas física parecer ter desaparecido. É como em um parto: a dor deixa espaço a vida nova que nasceu. Depois que todos os peregrinos chegaram a Porciúncula, o ministro geral expressou sua alegria por ver a tantos jovens", destaca a nota de imprensa emitida pelos Franciscanos de Assis.

"Cem por um" foi o lema da 34ª Marcha Franciscana que culminou no dia 02 de agosto com o gesto simbólico do abraço do perdão de Deus, aquele que todos 

a3

receberam "por ter acolhido a Palavra de Deus e ter confiado nEle", continua a nota.

Cerca de 800 anos de tradição

A bela tradição franciscana do Perdão de Assis tem sua origem no ano de 1216, quando São Francisco de Assis rezava na Porciúncula. Estando o santo em fervorosa oração, de repente se ilumina o pequeno templo e sobre o altar aparece Nosso Senhor Jesus Cristo junto com a Virgem Maria. Nesse instante Jesus lhe pergunta a São Francisco se deseja alguma graça especial para salvar as almas, e sem exitar o santo patrono da Itália lhe pediu que concedesse uma generosa indulgência para todo aquele que visitasse esse lugar. Nosso Senhor concedeu a São Francisco esse presente especial com a condição de que se solicitasse ao Sumo Pontífice. Com obediência o santo acudiu a Honório III que concedeu a Indulgência.

No dia 02 de agosto desse ano os sete Bispos de Umbria consagraram a capelinha da Porciúncula e São Francisco anunciou a todos os fiéis ali reunidos o grande presente do céu com sua conhecida expressão: "Irmãos meus, quero mandá-lo a todos para o Paraíso".
Esta indulgência, que conta já com quase 800 anos de tradição, se obtêm hoje não só peregrinando a Porciúncula, mas visitando qualquer igreja franciscana em qualquer parte do mundo. Festa do perdão que se segue vivendo de uma maneira muito especial em Assis que desde o dia 1ª até o dia 2 de agosto acolhe a milhares de peregrinos, que ansiosos acodem para receber a misericórdia de Deus.

As condições para obter esta indulgência são: estar na graça de Deus e ter se confessado ao menos oito dias antes da festa ou fazê-lo nos oito dias seguintes; participar da Eucaristia nos templos franciscanos e comungar na dita Eucaristia; renovar a profissão de Fé mediante a oração do Credo; rezar o Pai Nosso para afirmar a dignidade própria como filhos de Deus e rezar pelas intenções do Santo Padre. Esta graça de indulgência pode ser obtida durante todo o ano na igreja da Porciúncula em Assis, mas durante a Festa do Perdão se faz acessível nos templos franciscanos de todo o mundo. (GPE/EPC)

 

Fonte: Gaudium Press