Notícias

'Breading', um app para combater desperdício de alimento

1 0 811292Cidade do Vaticano (RV) – Vem de ‘bread’ (‘pão’, em inglês), o nome do aplicativo gratuito ‘Breading’, que a partir do próximo outono permitirá colocar em contato panifícios, bares, mercados e redes de grande distribuição – que no fim do dia tem grandes sobras de pão -, e associações beneficientes que cotidianamente tem necessidade de provisões para distribuir aos mais necessitados. Foi o que informou o L’Osservatore Romano citando o site MissiOnLine do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME). O objetivo da iniciativa é “colocar em rede o pão excedente, para que esteja disponível para as estruturas caritativas”.

Por meio de um simples sistema de geo-localização se poderá estar constantemente atualizado sobre os excedentes de pão no fim do dia e sobre o local de retirada mais próximo. A idéia nasceu para combater o fenômeno do “food waste’, do desperdício de comida e contemporaneamente para ajudar as associações sem fins lucrativos na assistência aos mais necessitados.

O L’Osservatore Romano recorda que a cada ano, no mundo, acabam no lixo cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos. Somente na Itália são 6 milhões.

“Breading”, que venceu a edição 2014 da ‘Star Cup Live’ foi realizada por um grupo de jovens com menos de 30 anos, com diferenciadas competências acadêmicas, mas com um objetivo comum: reduzir o desperdício de alimentos transferindo recursos de quem os tem em excesso para quem é privado deles. (JE)


Fonte: Rádio Vaticana