Notícias

Encontro da Província Eclesiástica de Mariana

xEncontro-da-Provincia-990x390.jpg.pagespeed.ic.3M8L x b93No dia 21 de setembro de 2017 aconteceu em João Monlevade (ARPAS), A 2ª reunião do corrente ano da Província Eclesiástica de Mariana. Fazem parte desta Província: Arquidiocese de Mariana, Diocese de Caratinga, Diocese de Governador Valadares e Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano.

Nesta reunião, todas as Dioceses da Província se fizeram presentes, com a participação dos Bispos, Padres, Diáconos, Religiosos(as) e Lideranças Leigas.

O assunto básico desta reunião foi a Iniciação à Vida Cristã, com um acento na catequese de adultos. A Iniciação à Vida Cristã, é para a vida toda, na perspectiva de uma catequese permanente e evangelizadora, e que deve envolver toda a Igreja. Para isto, requer a RENOVAÇÃO PASTORAL da Igreja, que passa pela RENOVAÇÃO MISSIONÁRIA, conforme nos orienta o Documento de Aparecida.

Na prática, o processo se dá por meio de uma catequese de acolhida, sendo os catequistas introdutores ou acompanhantes de pessoas à Vida Cristã, vinculando a preparação aos Sacramentos à Vida Cristã e Eclesial. Isto se dá a partir da Comunidade Cristã.

Foram citados os seguintes desafios: Conhecer a situação da cada pessoa iniciada à Vida Cristã; responder a sede de cada um; oferecer uma iniciação diversificada, com itinerários especiais; trabalhar uma catequese para a vivência de fé e não só para a recepção dos Sacramentos.

Na reflexão e debates foram feitas várias propostas e orientações para a implementação do processo da Iniciação à Vida Cristã nas Dioceses da Província.

Na reunião, ainda foram feitos os encaminhamentos práticos para a Província e os informes pastorais, em vista da continuidade da Missão. Foram tiradas as datas e temas para o ano de 2018.

A Reunião foi encerrada com a palavra de estímulo dos Bispos.

Pe. José Geraldo de Melo
Coordenador Diocesano de Pastoral