Notícias

Porta-voz do Vaticano comenta trabalhos do Conselho dos Cardeais

1padre-federico-conselho-caEm reunião com a imprensa, nesta quarta-feira, 2, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, explicou que o Conselho dos Oito Cardeais passa a ser Conselho dos Nove, pois o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, participará plenamente dos trabalhos, referindo diretamente as palavras do Papa.

Sobre que situação do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano, padre Lombardi disse:

“O IOR se encontra num momento de transição e desenvolvimento, natural e sereno. A contribuição de Ernst von Freyberg continua sendo muito apreciada e avaliada de forma positiva. Outros esclarecimentos serão possíveis na próxima semana depois do encontro do Conselho para a Economia que se realizará no próximo sábado.”

De acordo com o porta-voz, provavelmente, na próxima quarta-feira, será feita uma atualização a esse propósito. Padre Lombardi disse que na reunião do Conselho para a Economia serão debatidos também os Estatutos, programa de atividade e balanço anual.

Padre Lombardi disse que, nesta tarde, o Conselho dos Cardeais aborda assuntos já tratados anteriormente, como as Congregações e os Pontifícios Conselhos, “mas ainda não se pode falar de um esboço da nova Constituição sobre a reforma da Cúria”.

Por fim, padre Lombardi confirmou a reunião, no próximo domingo, da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.

A quinta reunião do Conselho dos Cardeais começou nesta terça-feira, 1º, e prossegue até sexta-feira, 4. O grupo foi instituído pelo Papa Francisco para ajudá-lo no governo da Igreja e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana.

 

Fonte: Canção Nova